SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA A BLACK FRIDAY?

BLACK FRIDAY 2020: O QUE ESPERAR

Se o volume de vendas on-line bateu recorde em 2019, o que esperar do evento em 2020? De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), há bons motivos para a alta movimentação no setor: a recuperação da confiança do consumidor nas promoções divulgadas, a redução das taxas de juros e a criação de contas em bancos digitais para o recebimento do auxílio emergencial.

A pandemia do coronavírus também refletiu de forma positiva nos números dos comércios eletrônicos. Milhões de pessoas se viram em isolamento social, e, assim, as compras on-line se tornaram a única saída viável para o momento, tornando o cenário da Black Friday em 2020 extremamente favorável para alavancar as vendas.

SEPARAMOS 6 DICAS PARA PREPARAR SUA EMPRESA PARA A BLACK FRIDAY

Transformação digital, compras on-line, atendimento virtual. Termos que se tornaram extremamente comuns no dia a dia do empreendedor. A pandemia e o isolamento social impulsionaram ainda mais o processo de mudança no comportamento do consumidor, que já vinha acontecendo pouco a pouco.

E quem não se preparar para esta edição da Black Friday ficará para trás na disputa pelo carrinho do cliente. Afinal, ele está mais exigente e disposto a comprar pela internet. Veja 6 dicas que vão potencializar suas vendas durante o período.

1 VERIFIQUE SUA ESTRUTURA

Certifique-se de que tudo o que for exposto no dia consiga atender ao grande fluxo de visitas e o aumento de vendas.

Corra atrás para saber se seus servidores estão aptos ao aumento de dados, treine sua equipe de atendimento ao cliente (caso haja algum erro, sua equipe necessita estar 100% capacitada a resolver qualquer problema).

É imprescindível não falhar e, caso haja erro, consertar rapidamente. Principalmente nesse período, se algo não der certo, o cliente vai procurar o que precisa em outro lugar, pois todos estão participando da Black Friday.

2 PREPARE-SE PARA O AUMENTO DE TRAFÉGO NO SITE

A expectativa é que os números de vendas on-line da Black Friday deste ano superem os resultados de 2019, também muito expressivos. Então, se o seu negócio ainda não estiver preparado para receber um tráfego maior no site durante o período, é hora de começar a se mexer.

Descubra a capacidade do seu endereço virtual e verifique se o seu plano atual de hospedagem aguentaria o pico que você estima receber. Caso o número de acessos chegue ao limite, os sites ficam fora do ar, impedindo as vendas, até que o problema seja solucionado. Isso você não quer, certo?

3 PROTEJA-SE CONTRA HACKERS

Fraudes de cartões de créditos ou inserção de códigos maliciosos na programação dos sites são apenas alguns dos golpes mais comuns do e-commerce. Durante a Black Friday, eles só tendem a aumentar.

O primeiro passo para garantir a segurança, tanto do usuário, como da loja, é que o código do site deva ser seguro e criptografado, com o termo HTTPS inserido em seu link.

4 ORGANIZE SEU ESTOQUE E PREPARE AS OFERTAS

Quais produtos podem ser colocados em promoção? Quais estão encalhados no estoque? A quantidade de itens está de acordo com a sua projeção de vendas da Black Friday? Organizar o estoque é uma das etapas mais importantes de preparação com o intuito de evitar um problema básico: não atender à demanda do cliente.

Por isso, identifique os produtos que têm maior procura, aqueles que são atrativos aos olhos do cliente e, claro, se há unidades suficientes. Em seguida, calcule a margem de desconto saudável: aquela que estimula o desejo do consumidor e permanece lucrativa ao negócio.

5 PLANEJE A ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO

Aqui você já sabe com quais produtos entrará na Black Friday, que o seu estoque está devidamente organizado e que sua estrutura se encontra montada para atender a altas demandas. Agora é hora de comunicar a promoção às pessoas. E tão importante quanto a organização física é a estratégia de divulgação.

Foque em antecipar o desejo das pessoas em adquirir seus produtos. Prepare conteúdos voltados às redes sociais, anunciando as ofertas, os descontos, e ofereça um bônus a quem se cadastrar no seu mailing para receber as promoções com antecedência.

6 ESTREITE O RELACIONAMENTO COM SEU CLIENTE

Invista em um bom atendimento, com respostas rápidas, precisas e simpáticas, e prepare um bom conteúdo com o perfil de seus seguidores. Outra dica é criar uma lista vip para aqueles que desejarem receber as promoções com antecedência, bem como exclusividade.

A Black Friday já se tornou uma data tradicional no calendário dos comercio eletrônico brasileiro, e a cada edição fica mais forte em relação à economia. Em 2020, sob os efeitos da pandemia, a expectativa é que o evento siga batendo recordes no faturamento das vendas on-line.

Sem dúvidas, é uma época perfeita para os negócios aumentarem seus lucros e, quem sabe, reduzir possíveis impactos negativos trazidos com a Covid-19. No entanto, é preciso estar muito bem preparado objetivando atender às demandas do cliente e vender mais.

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