Afinal, o que é multicloud e como criar uma estratégia segura?

A medida que mais organizações estão mudando sua infraestrutura e serviços para a nuvem, mais empresas estão optando por adotar uma estratégia Multicloud. Mas afinal, o que é Multicloud?

A popularização da tecnologia em nuvem trouxe ao mercado diversos benefícios. Esta tecnologia permitiu, por exemplo, que boa parte da estrutura de TI, fosse movida para o ambiente online, resultando no aumento da produtividade e na desejada redução dos custos.

Com a evolução dos serviços em nuvem, novos conceitos começaram a surgir, como o Multicloud, que se trata de uma tendência em crescimento. A ideia dessa prática é usar mais de uma nuvem ao mesmo tempo, com a finalidade de diminuir os riscos de indisponibilidade e aumentar ainda mais a eficiência operacional.

Mas afinal, o que é “Multicloud”?
Como já mencionamos brevemente acima, o termo multicloud é sinônimo do uso de nuvens múltiplas. Na prática, isso se resume ao uso de vários serviços em nuvem de forma simultânea. Eles são derivados de diferentes provedores de hospedagem e podem ser públicos, privados ou híbridos.

Como este conceito funciona?
Para começar a entender como o Multicloud funciona, é importante deixar um ponto bem claro. Esta prática opera com dois ou mais ambientes em nuvem funcionando ao mesmo tempo, garantindo maior flexibilidade e versatilidade em seu uso cotidiano. Por isso, é importante ressaltar que o funcionamento pode ser adaptável para a realidade do seu negócio!

Por que o multicloud é considerada uma tendência de TI?
Conforme a demanda das empresas por recursos computacionais aumenta, o multicloud vai ganhando o seu espaço como um dos mais eficazes conceitos em nuvem. Isso acontece porque as empresas estão cada vez mais em busca de soluções que se adaptem às suas demandas, otimizando as rotinas de trabalho e obtendo um retorno satisfatório sobre o investimento.

Quais os benefícios de possuir uma infraestrutura Multicloud?
A adoção da infraestrutura Multicloud pode ser extremamente benéfica para o seu negócio. Por isso, é fundamental compreender as vantagens que ela traz. Separamos abaixo algumas razões para você adotar este conceito para seu negócio:

1- Flexibilidade e Escalabilidade.
Com uma adoção competente de Multicloud, as organizações agora podem aumentar ou diminuir o armazenamento com base em seus requisitos. Um ambiente de Multicloud é o local perfeito para o armazenamento de dados, com automação adequada e sincronização em tempo real.

2- Integração de serviços entre diferentes nuvens.
Com a possibilidade de utilizar diferentes nuvens, podemos integrar os serviços existentes em cada provedor , tendo mais de uma opção para o gerenciamento dos serviços, com um atendimento mais personalizado às necessidades da organização.

3- Orquestração no gerenciamento de dados.
As ferramentas de orquestração automatizam e coordenam processos complexos de administração do sistema, como por exemplo, armazenamento de dados, configurações de aplicativos, banco de dados, matriz de armazenamento e servidor web.

4- Continuidade do negócio e segurança da informação.
Um ambiente multicloud, reduz o risco de perda de dados ou tempo de inatividade devido as falhas de fornecedores ou serviços, garantindo desta forma, a alta disponibilidade e o aumento de recursos aplicados à segurança da informação.

5- Segurança no armazenamento de dados.
Muitas empresas recorrem à estrutura do multicloud como um modo bastante eficaz de evitar que blocos de dados se percam. Também é uma estratégia assertiva para reduzir ou até mesmo impedir o tempo de inatividade em razão de falhas de aplicações na nuvem.

Gostou das informações deste conteúdo e deseja elaborar uma boa estratégia de Multicloud na sua empresa? Entre em contato conosco!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top