Saiba como se prevenir para uma nova onda de ransomware.

Ser vítima de um ataque de ransomware é apenas uma questão de tempo para organizações que não possuem a devida atenção com a parte de segurança.
Você sabia que um ataque de ransomware tem a capacidade de comprometer um sistema em apenas 30 segundos e em média são precisos 16 dias para corrigir esse tipo de incidente?

O ransomware é uma ameaça líder com base no impacto que tem dentro de
uma organização, podendo encerrar completamente uma empresa devido ao sucesso financeiro deste ataque. Ele continua a atrair cibercriminosos, que lançam ataques em grande escala, procurando por vítimas descuidadas ou planejando cuidadosamente ataques altamente focados, direcionados a alvos específicos, que possuem maior probabilidade de efetuar o pagamento.

O ransomware é, de todos os tipos de malware existentes, o que teve a maior cobertura da mídia nos últimos anos devido ao fato de que várias empresas e governos de todos os tamanhos, em todo o mundo, foram suas vítimas. Em diversas ocasiões, organizações criminosas conseguiram impactar de forma bastante negativa as operações de seus alvos.


Softwares maliciosos ou vírus de computador existem há muitos anos, este problema não é algo novo, mas o que é ransomware?
Ransomware é um tipo de software malicioso que visa apropriar-se das informações que residem no computador da vítima, solicitando o pagamento de um resgate em troca da sua disponibilização. A técnica
usada pelo ransomware é criptografar as informações no computador da vítima, tornando-as inacessíveis. Após o pagamento do resgate, que normalmente é em ativos criptográficos, a vítima pode receber a chave para quebrar o algoritmo de criptografia das informações.

Quem está por trás dos ataques de ransomware?
São organizações criminosas, inclusive algumas com afiliações de pessoas de vários países, que possuem recursos para financiar suas operações e são muito bem capacitadas. Estima-se que até 2021 os custos com danos de ransomware em escala global serão de US$ 20 bilhões, um aumento de 5.700% em relação a 2015 (fonte: Cybersecurityventures).

Como são escolhidos os alvos?
Os alvos não são selecionados aleatoriamente, eles são escolhidos com inteligência prévia. Além disso, existem criminosos que oferecem serviços de ransomware; facilitando conhecimentos, ferramentas, infraestrutura e outros recursos necessários para realizar campanhas criminosas em grande escala.

Se não estava agindo para prevenir ataques de ransomware, o melhor momento para começar é agora! O que sua empresa pode efetivamente fazer para se proteger? Confira algumas dicas simples de segurança:

1- Mantenha uma cópia de seus dados em backup
Tenha certeza de fazer backups regulares de seus arquivos importantes. Uma vez que seu backup esteja pronto, tenha certeza de verificar as restrições para os arquivos: seu dispositivo “Plano B” deve possuir apenas permissões de escrita ou leitura, sem a oportunidade de modificar ou apagar arquivos. O seu backup pode salvá-lo em diversas circunstâncias, incluindo a remoção acidental de arquivos críticos ou falhas de drives.

2- Atenção aos e-mails
Cibercriminosos distribuem e-mails falsos se passando por uma notificação de lojas online ou bancos, atraindo o usuário para clicar em um link malicioso de modo a distribuir malware. Esse método é chamado de phishing. Com isso em mente, melhore suas configurações de spam e nunca abra um anexo enviado por um desconhecido.

3- Mantenha seu software atualizado
As atualizações de software frequentemente incluem patches para vulnerabilidades de segurança recém-descobertas que podem ser exploradas por invasores de ransomware.

4- Controle os acessos
Limite o acesso a dados e compartilhamentos. Mantenha dados de trabalho e dados pessoais em que arquivos distintos e não permita que membros da família utilizem dispositivos que são usados no trabalho. Assim você pode minimizar as ameaças.

Não seja mais uma das empresas que sofreram com este ataque, a inventCloud já ajudou mais de 300 empresas a se adequarem contra os hackers.

Podemos ajudar sua empresa a manter um time eficiente e produtivo longe de riscos e ameaças, fale com um de nossos especialistas e saiba como a inventCloud pode te ajudar!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top