Nuvem Híbrida: O que é e por que está entre uma das principais tendências de tecnologia em 2021?

computação em nuvem se tornou uma tecnologia muito querida pelas empresas em 2020. Algumas organizações a usaram para criar modelos de negócio, outras para dar continuidade à operação e houve até espaço para quem resolveu experimentar o serviço. Já é possível dizer que estamos numa segunda fase de desenvolvimento do conceito de nuvem. Adotar ou não está tecnologia já não é mais uma questão em boa parte das empresas. O novo dilema agora é entender as opções disponíveis e escolher entre nuvem pública, nuvem privada e a nuvem híbrida. Neste artigo vamos explicar melhor sobre como funciona a nuvem híbrida e como esta tecnologia pode otimizar a produtividade e reduzir custos na sua empresa.

Mas quais são as diferenças entre nuvem pública, privada e híbrida?

O que é a nuvem pública?
O modelo de nuvem pública, hoje, é o mais comum e utilizado por empresas do mundo todo. Nesse tipo de contrato, o provedor tem servidores próprios onde aloca os dados, softwares e sistemas de seus clientes de forma independente e isolada.

Como a infraestrutura mantida pelo provedor é partilhada, a nuvem pública é mais acessível a vários tamanhos de negócio, sendo mais barata e elástica. Esse modelo de SaaS permite que as organizações redimensionem facilmente a oferta do serviço de acordo com sua própria demanda, deixando de ter o perigo de recursos insuficientes ou ociosos.

O que é a nuvem privada?
Em termos de operação, a nuvem privada é bem parecida com a pública, porém, a diferença é que a infraestrutura contratada não é compartilhada com outras empresas. A arquitetura de data center e manutenção dos servidores é planejada e executada exclusivamente para aquela empresa.

Nesse modelo, o negócio recebe os mesmos benefícios da nuvem pública, com controle interno dos servidores e um ajuste de estrutura personalizado que se adéqua perfeitamente à cultura da empresa e as necessidades produtivas na hora de usar o sistema.

O que é a nuvem híbrida?
Quando a empresa quer e pode ter o melhor dos dois modelos anteriores, é possível implementar uma infraestrutura híbrida. Esse tipo de infraestrutura combina, em um único ambiente, todas as vantagens de privacidade e customização da nuvem privada com as reduções de custos e flexibilidades da nuvem pública.

Funciona da seguinte forma: ao optar por uma infraestrutura híbrida, uma empresa coloca parte dos seus serviços e dados na nuvem privada e outra parte na nuvem pública.

Transações financeiras e outras informações sensíveis, além de serviços críticos, podem ficar hospedados na parte privada do sistema, enquanto a pública recebe outros serviços e tarefas básicas que não são confidenciais.

Quais são as vantagens da nuvem híbrida para uma empresa?

1- Disponibilidade 24×7
Uma empresa local só existe dentro de suas próprias paredes. Pior do que isso: só funciona no horário comercial. Você acredita que uma organização desse tipo consegue concorrer com a velocidade das startups inteiramente digitais? Um dos motivos é que essas empresas têm seus dados à disposição o tempo todo.

Os funcionários podem acessar qualquer dado permitido a partir do celular, os gestores podem viajar em busca de novas parcerias no exterior e continuar monitorando a produtividade da equipe nos sistemas corporativos, e até o trabalho em projetos conjuntos pode ser feito simultaneamente, sem que um colaborador tenha que esperar o outro terminar sua parte para dar seguimento à etapa. Tudo isso acontece com segurança e baixo custo na nuvem híbrida.

2- Maior segurança
O segundo ponto vital dessa solução tecnológica é a segurança. A configuração mais comum da nuvem híbrida é facilitar o acesso e a disponibilidade a ativos rotineiros na nuvem pública e ter mais controle sobre arquivos confidenciais e sensíveis na nuvem privada. Assim, sua empresa tem o melhor de dois mundos, conseguindo agilidade e produtividade com todas as ferramentas de segurança, que vão permitir um monitoramento proativo da rede e resposta rápida a qualquer ameaça potencial.

3- Melhor infraestrutura de TI para demandas específicas
A ideia da nuvem híbrida é exatamente proporcionar mais poder de adequação na oferta de recursos do que é possível em uma nuvem pública, mas sem perder sua praticidade.

O intuito é que a TI planeje e implemente um sistema privado baseado em necessidades e objetivos de crescimento do negócio em específico. Isso vai designar o investimento em computadores, servidores, periféricos, etc.

Com isso, o negócio ganha a plataforma que precisa não apenas para lidar com o presente, mas para crescer no futuro. Tendo essa preocupação, a TI se torna a responsável por uma nova fase digital e competitiva no mercado.

4 – Ajuda na tomada de decisões
Não é só na produtividade que a nuvem híbrida traz inovação para a empresa. Essa colaboração entre departamentos cria uma visão mais ampla de negócios e permite a análise de dados sob vários pontos de vista para estratégias inovadoras e tomadas de decisão mais objetivas.

A nuvem é responsável por isso, e o modelo híbrido otimiza esse processo. Afinal, você tem segurança, um banco de dados customizado para suas necessidades e muito mais controle sobre como utilizar essas informações pelo bem do negócio.

A nuvem híbrida é mais complexa?
Como esse formato utiliza os dois serviços, é necessário ter uma compreensão das fraquezas e das vantagens de cada modelo, além das melhores formas de realizar a integração entre eles.

Por outro lado, apesar de mais complexa, a nuvem híbrida certamente é mais eficiente em atender a demandas variadas e flexíveis de organizações, o que significa que muito provavelmente seu custo será bem menor do que o de uma nuvem privada apenas, oferecendo mais segurança do que uma nuvem pública.

Conte com profissionais especializados para a migração
O uso da nuvem híbrida é altamente vantajoso, mas exige um profundo conhecimento do profissional de nuvem para realizar a adesão, gerência e integração da solução, afinal, não é a simples migração de informações para nuvens públicas e privadas. É preciso garantir a integração entre elas e minimizar as oportunidades de exposição dos dados a cibercriminosos.

Por isso, a melhor opção é contar com especialistas, como a inventCloud, para realizar toda a migração de forma consistente, bem como monitorar se a adesão está sendo eficiente de fato.

O uso da nuvem híbrida pode ser altamente vantajoso para as organizações. Por isso, avalie se os benefícios são condizentes com as demandas do seu negócio e faça o planejamento de adesão. Assim, você sentirá as diferenças de forma positiva no seu negócio.

Gostou das informações deste conteúdo e gostaria de receber mais informações a respeito da adoção de novas tecnologias e modernizações de TI? Entre em contato conosco! A inventCloud é uma consultoria de serviços de tecnologia com foco em projetos de inovação, sendo eles em ambientes físicos ou em nuvem (privada, híbrida e pública). Nossos profissionais são certificados nas marcas com as quais atuamos e possuem vasta experiência técnica, proporcionando à sua empresa, maior segurança e os melhores resultados na adoção de novas tecnologias. 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top