Quais as diferenças entre a Cultura DevOps e a Disciplina SRE?

DevOps e SRE são dois termos que estão sendo muito utilizados perante diversas empresas do mercado de tecnologia. Apesar de serem intimamente relacionados, são duas áreas diferentes que não necessariamente se referem aos mesmos profissionais.

Um time que utiliza elementos da Cultura DevOps para organizar os processos de entrega de software, pode envolver uma integração contínua ou um bom nível de monitoramento. Porém, existem também empresas que adotaram recentemente a Disciplina SRE para trazer confiabilidade para os sistemas.

Infelizmente não há uma receita definida para as empresas ajustarem seu ambiente organizacional, pois tudo depende da estrutura organizacional, de seus ativos e dos objetivos que surgem a partir da implementação de uma nova arquitetura.

Agora vamos ao que realmente interessa, você sabe o que é a Cultura DevOps e a Disciplina SRE e como estas práticas podem ajudar com a inovação e o desenvolvimento do seu negócio?

O que é e como funciona a Cultura DevOps?

DevOps é um conjunto de práticas que funcionam para automatizar e integrar os processos entre o desenvolvimento de software e as equipes de TI, para que possam construir, testar e lançar software de forma mais rápida e confiável.

O termo DevOps foi formado pela combinação das palavras “desenvolvimento” e “operações” e significa uma mudança cultural que preenche a lacuna entre as equipes de desenvolvimento e operação.

Devido à natureza contínua do DevOps, os profissionais usam o loop infinito, representado pela foto acima, para mostrar como as fases do ciclo de vida do DevOps se relacionam entre si. Apesar de parecer fluir sequencialmente, o loop simboliza a necessidade de colaboração constante e melhoria iterativa ao longo de todo o ciclo de vida.

Site Reliability Engineering (SRE)

Concebido por Ben Treynor, engenheiro do Google, O método SRE (Site Reliability Engineer) surgiu durante um processo em equipe cujo objetivo era aumentar a confiabilidade do site que hoje é o principal buscador da internet.

O Site Reliability Engineer (cargo) é responsável pela disponibilidade, latência, desempenho, eficiência, gerenciamento de mudanças, monitoramento, resposta a emergências e planejamento de capacidade.

Equipes SRE trabalham divididas entre as chamadas de operações, o desenvolvimento de software e a configuração de recursos. Essa filosofia incorpora algumas diretrizes do DevOps, mas conta com diferenças fundamentais.

O SRE e o DevOps não são métodos que concorrem entre si para o desenvolvimento de softwares e gerenciamento de operações. Ambos são, serviços complementares que podem ser utilizados de forma conjunta na intenção de aprimorar e acelerar a entrega de produtos digitais.

Quais são as diferenças entre DevOps e SRE?

O próprio Google escreveu em 2018, um artigo sobre DevOps e SRE falando que:
“Não são dois métodos concorrentes para desenvolvimento e operações de software, mas sim amigos íntimos projetados para quebrar as barreiras organizacionais e oferecer um software melhor mais rapidamente.” 

Diante disto, listamos abaixo um comparativo com algumas diferenças entre os métodos:

DevOps
– Implementação gradual da mudança no setor de TI;
– Avaliação dos resultados com base em análise de evidências;
– Visa automação do setor de TI em curto prazo.

SRE
– Movimentação rápida em prol da transformação para reduzir custos;
– Métodos prescritivos para mensurar resultados;
– Foca na automação para concentrar aquilo que traz valor a longo prazo.

  • Estrutura: Antes de traçar um plano e estabelecer um objetivo, é preciso ter clareza do estágio atual do ambiente organizacional da sua empresa.
  • Equipe: Antes de escolher qual caminho seguir, você deve avaliar a necessidade da sua equipe para se adaptar ao novo momento, uma nova abordagem implicará na realocação ou contratação de funcionários?
  • Problematize os resultados: Você está esperando resultados em curto prazo ou necessita de um processo mais contínuo de melhoria ao longo do tempo? Estes são pontos determinantes para escolher qual a melhor abordagem!

E aí, o que achou do conteúdo? Ficou alguma dúvida? A inventCloud é uma consultoria de serviços de tecnologia com foco em projetos de inovação, sendo eles em ambientes físicos ou em cloud (privada, hibrida e pública). Temos parcerias  globais e certificações dos maiores fabricantes de TI do mundo, entregando serviços customizados para o seu business.

Fale agora com um de nossos especialistas e conheça um pouco mais da cultura de otimização e aprimoramento contínuo, focada na melhoria dos resultados do seu negócio. Clique no botão abaixo e logo entraremos em contato!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top