6 características do DevOps que impactam no desenvolvimento de softwares

10 características da cultura DevOps que impactam no desenvolvimento de softwares

A colaboração perfeita durante todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software ajuda equipes a concluir projetos com sucesso e alcançar maior satisfação do cliente. Não só permite uma implantação e entrega mais rápidas, mas também reduz o atrito entre os membros da equipe. As ferramentas DevOps abordam todos estes aspectos e por isso está havendo um excedente de adoção nos últimos anos.  
 
Um relatório publicado em novembro de 2019 pela DZone diz que o mercado DevOps gerou US$ 2,9 bilhões em 2017, e este número está projetado para atingir cerca de US$ 6,6 bilhões em 2022. Apesar de sua adoção contínua em organizações de diferentes escalas, muitos estão confusos sobre o seu real significado. 
 
Um dos diversos equívocos sobre o DevOps é pensar nele apenas como uma ferramenta, enquanto outros estão confusos sobre sua abordagem, filosofia, cultura e objetivos. Não existe uma única ferramenta DevOps, mas sim um conjunto de ferramentas DevOps essenciais para os engenheiros, desenvolvedores, operadores e outros da equipe DevOps.  
 
Para este artigo, selecionamos a dedo 6 características desta cultura que impactam no ciclo de vida do desenvolvimento de software. Confira! 

1 – Desburocratização Organizacional

Grande parte dos silos que existem entre os departamentos se dá por conta da burocracia dentro das organizações. Tarefas que poderiam ser ágeis acabam demorando demais, arruinando o relacionamento entre as equipes.  
 
Para tanto, o DevOps preza pela simplificação de diversas etapas, utilizando processos adaptáveis e flexíveis. Tendo como exemplo, a reutilização de módulos de softwares que passam a ser permitidas e encorajadas durante o desenvolvimento de novos projetos. 

2 – Automação de Processos

Quando liberados ao público, os softwares representam para a equipe de TI, apenas mais um trabalho manual. Isso se dá porque boa parte de seu dia fica destinado a tarefas repetitivas referentes ao programa.  
 
Já com a implantação do DevOps, essas atividades se tornam automatizadas e abrem espaço em suas agendas. Assim, todo o departamento pode se dedicar ao que realmente importa, estudando e melhorando o software continuamente. 

3 – Modernização da Estrutura

A revisão dos processos pode soar como algo ruim, ainda mais para quem trabalha com atividades consideradas obsoletas. A verdade, porém, é que é esse passo que torna possível a modernização de toda a estrutura do departamento.  
 
Para confirmar seus resultados, o DevOps aposta em diversas tecnologias que facilitam o trabalho das equipes. Entre as mais em alta atualmente, encontra-se a computação em nuvem, que influencia diretamente na economia e na mobilidade do desenvolvimento. 

4 – Equipes Multidisciplinares

Todo o conceito de DevOps se baseia na integração de departamentos e na comunicação da empresa como um todo. Isso se reflete no surgimento de novas equipes completamente multidisciplinares.  
 
Boa parte disso se deve ao término do conflito entre os colaboradores de diferentes áreas e a nova relação entre eles. A partir de então, aumenta-se o comprometimento com o projeto, visto que ele está diretamente relacionado ao sucesso de todos, enquanto permite que as equipes se expandam e agreguem cada vez mais valor. 

5 – Métricas e Resultados

Toda colaboração é essencial para mudar a cultura de desenvolvimento, mas de nada adiantará se ela não trouxer os resultados que a organização necessita. Assim, investir em novas metodologias de trabalho requer acrescentar novas métricas ao acompanhamento da empresa.  
 
Com esse fim, o departamento de TI, deverá realizar novas análises e identificar indicadores que comprovem sua eficiência. Entre eles, encontram-se velocidade de verificação, tempo médio de restauração, taxa de erros e outros mais. 

6 – Adaptação ao Futuro

Não é segredo para ninguém que o mercado de tecnologia se atualiza a todo o momento. Na prática, isso significa que novas soluções podem se tornar obsoletas em pouco tempo e você deve estar pronto para se atualizar também!  
 
A metodologia DevOps busca ser totalmente adaptável e escalonável, permitindo à empresa crescer ou mudar a qualquer momento. Boa parte dessa capacidade, está na utilização de terceiros para a realização de tarefas, o que permite o reajuste de equipe ou de contrato. 

Como implantar o DevOps em seu negócio?

Como vimos nos tópicos acima, para auxiliar nesse processo é ideal contar com tecnologia de ponta que dê apoio à técnica. Esse, entretanto, é um dos maiores desafios de empresas que pretendem iniciar essa proposta. 
 
Nesse momento, sugere-se a busca por parceiros que possam te ajudar na criação de soluções digitais que aumentem sua eficiência. Para tanto, ainventCloud surge como o parceiro ideal para seu negócio! 
 
Possuímos uma equipe totalmente capacitada para te auxiliar no processo de implementação desta metodologia. Atuamos com uma operação ponta a ponta, estando ao seu lado do desenho à implementação e a gestão de serviço das melhores soluções digitais, web ou mobile. 
 
Precisando de ajuda com esse tema? Entre em contato conosco e vamos conversar para saber como podemos te ajudar! 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top