Cloud Native – Uma abordagem moderna para desenvolver e executar software

Por um bom tempo, o termo Cloud Native tem sido um dos tópicos mais quentes no desenvolvimento de software, alguns desenvolvedores apenas chamam isso de momento, que perderá força e desaparecerá depois de algum tempo. Para outros, é o futuro do desenvolvimento de software.

Para empresas que buscam se beneficiar de forma completa por sua abordagem à nuvem, o Cloud Native pode fornecer a resposta.

Mas o que exatamente é Cloud Native?

cloud native

O que é o Cloud Native?

O termo Cloud Native ou computação nativa na nuvem surgiu como um termo geral para as várias ferramentas e técnicas exigidas pelos desenvolvedores de software para construir, implantar e manter aplicativos modernos na infraestrutura em nuvem.

O surgimento do Cloud Native resulta das demandas de público e da própria complexidade que as plataformas possuem, executando diversas aplicações ao mesmo tempo. Assim, atrasos de resposta e inatividade das páginas não são mais toleradas pela audiência, que deseja uma experiência imersiva e ágil. Por isso, o Cloud Native opera as alterações solicitadas rapidamente, em grande escala, resiliência nos sistemas e capacidade de oferecer flexibilidade, escalabilidade, velocidade e agilidade.

Principais vantagens das arquiteturas da Cloud Native

Linguagens – A linguagem da Cloud Native é mais moderna em relação ao modelo tradicional e ajuda na organização dos desenvolvedores. Enquanto os aplicativos locais tendem a ser escritos em linguagens tradicionais, como C/C++, C# e Java, os aplicativos nativos da nuvem são mais propensos a serem escritos em uma linguagem centrada na web, como HTML, CSS, Java e JavaScript por exemplo. 

Atualizáveis – Os aplicativos da Cloud Native são elaborados para estarem permanentemente disponíveis, resilientes e regularmente atualizáveis.

Elasticidade – Refere-se a capacidade que os aplicativos da Cloud Native têm em aproveitar bem a elasticidade da nuvem, flexibilizando o consumo de acordo com a demanda, de forma escalável.

Múltiplos inquilinos – Significa que um aplicativo nativo da nuvem pode trabalhar em um espaço virtualizado e compartilhar recursos com outros aplicativos usando um modelo multilocatário, o que promove mais eficiência ao time de desenvolvimento.

Tempo de inatividade – Implica na oferta de maior redundância da Cloud Native em função da escalabilidade e distribuição geográfica dos data centers gerenciados pelos fornecedores de nuvem em hiperescala. Esta vantagem evita as paralisações imprevistas e onerosas.

Automação – Refere-se às oportunidades de automação que a Cloud Native oferece, permitindo que os desenvolvedores construam uma vez e avancem para outros desafios mais complexos e urgentes.

Quais os benefícios da Cloud Native?

  • Os aplicativos nativos da nuvem são serviços independentes postos juntos como contêineres. Isso significa que eles têm o potencial de escalar – aumentar ou diminuir – muito rápido.
  • Por causa da conteinerização nativa da nuvem, serviços específicos podem ser adicionados ou removidos sem afetar os outros aspectos da aplicação.
  • Os aplicativos nativos da nuvem podem ser enviados de forma excepcionalmente rápida e atualizados de forma quase constante. Isso resulta não apenas em um tempo de entrada mais rápida no mercado, mas também em uma melhor experiência do cliente.
  • Os aplicativos nativos da nuvem são mais fáceis de gerenciar.

Por fim, tal modelo é indicado para empresas que possuem no ambiente digital o centro do seu negócio e necessitam de uma solução que permita atualizações sem interrupções, respostas mais rápidas as demandas do usuário e que possa corresponder à experiência de consumo do usuário final. 

O desenvolvimento de aplicações nativas em nuvem é uma abordagem voltada para criação, execução e aprimoramento de aplicações com base em tecnologias e técnicas reconhecidas de cloud computing.  
Para ter sucesso em mercados de ritmo acelerado e orientados por software, as empresas devem mudar a maneira como projetam, criam e usam aplicações. Se você gostou do conteúdo e quer saber um pouco mais sobre Cloud Native, clique no botão abaixo e fale agora com um de nossos especialistas!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top