Conheça 3 estratégias para FinOps de nuvem corporativa

Gerencie, otimize, automatize e forneça visibilidade nos seus contratos de nuvem!  
Separamos neste artigo 3 estratégias para FinOps de nuvem corporativa! Confira.

O FinOps é uma das palavras da moda, relacionada ao gerenciamento financeiro da nuvem. É uma coleção de modelos operacionais e tecnologias, que combinam as melhores práticas de TI e cultura organizacional para melhorar a capacidade de uma empresa em otimizar os custos da nuvem. É uma colaboração entre tecnologia, desenvolvimento, finanças, compras e outros departamentos presentes no negócio para encontrar o maior valor da tecnologia de computação em nuvem.

Às vezes, as equipes de FinOps elegem os líderes errados, postergam demais as decisões ou subestimam o propósito das estratégias. Visto isso, aqui estão três sugestões que ajudarão você a aproveitar ao máximo seu investimento na nuvem:

Mudanças organizacionais:  
Evite a troca constante de colaboradores da sua organização! Normalmente este é um grande problema. Quando a empresa implanta rastreamento, relatórios e controles de FinOps e possui modificações constantes no time, o processo de tomada de decisões difíceis fica mais complexo, pois não há um colaborador para fornecer o controle centralizado que muitos planos do FinOps exigem. 

Configurar um escritório de negócios na nuvem geralmente é o melhor caminho para chegar a um programa FinOps funcional. Uma coisa é apenas acompanhar os gastos e outra é definir limites e controlar estas demandas usando ferramentas automatizadas.  
 
Alguém deve fazer essas ligações e em seguida, comunicar claramente porque os processos existem e seu valor comercial, logo seu negócio manterá canais abertos de comunicação com todos os afetados. Isso inclui engenharia, finanças e até mesmo os usuários e a equipe executiva. Alguém ou alguma equipe precisa assumir essa responsabilidade ou o programa FinOps não funcionará! 
 
Automação: 
Geralmente definimos FinOps como monitoramento, controle e otimização de custos, mas muitas vezes contamos com humanos para realizar os processos que definimos em torno desses conceitos. 
 
Um motivo fundamental para fazer o FinOps em primeiro lugar é configurar processos automatizados que coletam dados de gastos na nuvem, analisam esses dados e em seguida executam ações corretivas.  
 
A ação corretiva pode ser a desativação de instâncias de computação e armazenamento que não estão mais sendo usadas ou o envio de avisos por e-mail quando os gastos com nuvem pública estão prestes a exceder o orçamento acordado.  
 
Visibilidade em contratos de provedores de nuvem:  
A maioria dos provedores de nuvem faz você assinar contratos que especificam como serão cobrados seus custos. Alguns são diretos, como cobranças por uso, por hora ou a quantidade de dados usados ​​ou armazenados. Outros podem não totalmente visíveis para os processos e ferramentas do FinOps que monitoram os gastos na nuvem.  
 
Alguns podem ser tão confusos que as pessoas que configuram os processos FinOps muitas vezes simplificam demais os termos do acordo. Isso significa que você acabará com uma conta de nuvem muitas vezes maior do que o esperado e/ou o que as ferramentas do FinOps preveem. Isso geralmente acontece quando você atinge um limite ou aciona algum outro evento em que os custos aumentam ou diminuem significativamente. Se você assinar um contrato, precisará inserir cuidadosamente os termos em sua ferramenta e modelos FinOps. 
 
Para finalizar, não negligencie esses três fatores-chave que podem construir ou quebrar seu sistema FinOps. Configure um escritório de negócios na nuvem e atribua responsabilidades. Automatize o máximo que puder, examine e interprete os termos de seus contratos de nuvem em uma linguagem que a equipe de FinOps possa entender. Comunique claramente as metas e objetivos do FinOps para as pessoas envolvidas, nos níveis que elas precisam para entender as metas e objetivos. 
 
Conheça o inventCloud Finance e descubra como a inventCloud pode te ajudar a trazer previsibilidade dos custos e transformar o seu gerenciamento de gastos com a nuvem! Clique no botão abaixo e agende um horário com um de nossos especialistas! 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top