Athena Saúde aumenta a eficiência no upgrade de seus sistemas com o auxílio da Oracle Cloud Infrastructure.
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Athena Saúde escolhe nuvem da Oracle, projetada para executar qualquer aplicativo, de forma mais rápida e segura.
“O primeiro e principal ponto era o upgrade de sistemas. Dentro dos hospitais, tínhamos versões muito antigas e que, na arquitetura de nuvem em que estavam, não conseguiríamos utilizar. A OCI proporcionou o primeiro upgrade dos sistemas para rodarmos da melhor forma possível.”
Antonio Vanderlei Soares, Chief Information Officer (CIO) da Athena Saúde.
Desafios
No grupo das maiores empresas de saúde suplementar do Brasil, a Athena Saúde atende 970 mil vidas e se destaca por sua atuação de Norte a Sul do país com uma estrutura robusta, composta por hospitais, prontos atendimentos e centros clínicos. Por ter uma estrutura complexa e de grandes dimensões, composta por sistemas on-premises em diversos data centers, a empresa teve como desafio atender a demanda gerada pela operação, além da dificuldade de acompanhar o crescimento natural do negócio e monitorar todo o ambiente de sistemas e infraestrutura.
Antes de migrar para a nuvem da Oracle, este monitoramento não estava centralizado, o que dificultava a observabilidade do ambiente e a compreensão do que era preciso para aumentar a capacidade computacional da Athena.
Com a OCI, a operadora superou estes desafios, atualizando seus sistemas, aumentando a velocidade de processamento dos dados, organizando o monitoramento e promovendo o crescimento para atender com excelência os beneficiários.
Athena Saúde escolheu a Oracle para otimizar o processamento de dados e reduzir o tempo de resposta aos beneficiários.
Por que a Athena Saúde escolheu a Oracle
Com a necessidade de contratar uma solução multicloud, a Athena Saúde elegeu a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) por sua eficiência operacional, relação custo-benefício e requisitos técnicos.
O fato de a Oracle ser proprietária de algumas tecnologias, como o Exadata, também foi um diferencial considerado na decisão. A operadora precisava acelerar sua capacidade de processamento de dados e otimizar a performance na operação e a eficiência no tempo de resposta. Logo, este recurso foi fundamental para atingir estes objetivos.
Além disso, outro fator que motivou a escolha pela OCI foi o seu potencial e qualificação no quesito poder computacional. A Athena Saúde tem uma demanda grande por velocidade e disponibilidade da infraestrutura e a solução da Oracle demonstrou esta característica, oferecendo condições para atender, sem interrupções, os pacientes em prontos-socorros, clínicas e hospitais de sua rede.
Resultados
O principal resultado obtido pela Athena Saúde com a implementação da OCI foi a possibilidade de upgrades dos sistemas. Antes, as versões de softwares instaladas nos 14 hospitais e mais de 50 centros clínicos administrados pela operadora eram muito antigas e dificultavam o processamento dos dados necessários para manter o funcionamento satisfatório da operação nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
Com a mudança para a nuvem da Oracle, o primeiro ganho foi justamente a atualização sistêmica, que agregou velocidade à rotina das unidades de atendimento mantidas pela Athena.
Outros resultados positivos de destaque obtidos com a implementação da Oracle Cloud Infrastructure foram a centralização da gestão e a consolidação de uma arquitetura de observabilidade. Ou seja, atualmente, a Athena Saúde passou a monitorar toda a infraestrutura e todos os sistemas, o que mudou a forma de a empresa atuar, tornando-se preditiva, ao invés de reativa, e se antecipando à resolução de problemas.
Com esta centralização na nuvem, a empresa ainda ganhou em flexibilidade e escalabilidade, organizando os processos e registrando crescimentos consecutivos no número de beneficiários.
Por fim, a implementação da OCI também permitiu à Athena incrementar projetos em aplicativos com o uso de inteligência artificial generativa. Um destes projetos com IA dá suporte à eficiência operacional no setor de call center da empresa, com o objetivo de melhorar o atendimento às pessoas atendidas pelo plano de saúde e evitar Notificações de Intermediação Preliminar (NIP) da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Sobre nós
A inventCloud foi a parceira da Athena Saúde no processo de migração para a OCI. A equipe interna e a parceira trabalharam de forma coesa e planejada para que as migrações ocorressem, praticamente, sem impacto na operação.
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