A cada dia que passa, sentimos que a evolução digital é agora! E é com esta sensação que acompanhamos de perto a demanda cada vez mais latente por profissionais de tecnologia prontamente qualificados.
O alto volume de oportunidades e os desafios cada vez mais complexos aumentam os índices de rotatividade no mercado de tecnologia à níveis sem precedentes. Portanto, a retenção desses talentos tornou-se uma batalha constante para muitas empresas.
Nest post, mergulharemos ao atual cenário do mercado de contratações em tecnologia e nos desafios que as organizações enfrentam ao tentar manter especialistas em suas fileiras.
Do tempo crítico de substituição até os ‘leilões’ competitivos de profissionais de TI, exploraremos as complexidades desse momento e apresentaremos uma solução inovadora: o serviço de BodyShop da inventCloud.
MERCADO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO E CONTÍNUA ESCASSEZ
Apesar do setor de tecnologia movimentar mais de US$ 45 bilhões – segundo o Estudo Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências idealizado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software – o mercado de trabalho para empregadores que buscam por profissionais de software, serviços e hardware enfrenta um cenário desafiante de escassez de talentos, sendo classificado como o segundo setor mais difícil de recrutar, de acordo com a pesquisa Manpower Group em 2024. A falta de profissionais qualificados é agravada pela defasagem nos conteúdos lecionados nas instituições de ensino, incapazes de acompanhar a evolução tecnológica. Com 40% dos empregadores relatando dificuldades em identificar talentos nos bancos de dados disponíveis, a escassez se intensifica em níveis mais técnicos. Além disso, a rápida obsolescência de habilidades, expectativas salariais elevadas e processos de contratação prolongados adicionam complexidade ao cenário.
Neste ambiente desafiador, a contratação eficiente e estratégias inovadoras tornam-se cruciais.
Este guia oferece insights sobre como otimizar a gestão de recursos e superar os desafios de contratação de mão de obra qualificada para o seu time de tecnologia.
- DEMANDA CRESCENTE POR HABILIDADES ESPECÍFICAS
- COMPETIÇÃO ACIRRADA POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS
- HABILIDADES SE TORNAM OBSOLETAS COM RAPIDEZ
- EXPECTATIVAS SALARIAIS ELEVADAS
- PROCESSOS SELETIVOS COM SLA EXTENSO
- DIFICULDADE EM IDENTIFICAR O REAL NÍVEL DAS HABILIDADES
O ALTO CUSTO DE UMA CADEIRA VAZIA
Neste setor onde a rapidez na contratação faz toda a diferença, a competição por talentos qualificados se torna um momento feroz.
Em um levantamento de dados realizado pela Indeed em 2021, o tempo médio entre a primeira entrevista da pessoa candidata e a contratação é de 42 dias, podendo ser ainda maior, dependendo do nível de maturidade e especialização exigida para a posição.
A escassez de profissionais, aliada à competição acirrada por talentos de qualidade, coloca as empresas em uma posição vulnerável, sujeitas a relações transacionais que tornam o preenchimento de vagas um processo demorado e caro.
A demora em ocupar uma posição vaga não apenas afeta a dinâmica interna das empresas, mas também tem implicações diretas em projetos e metas organizacionais. Isso representa um risco significativo de perda de oportunidades estratégicas, impacto na inovação e, em última análise, comprometimento da posição competitiva no mercado.
Essa pressão leva as empresas a realizarem mudanças rápidas em seus processos de contratação, muitas vezes sem a segurança necessária de que encontrou seu talento ideal, que se conecta não somente com os objetivos da empresa, mas possui conhecimento para alcançar os desafios da vaga.
LEILÃO DE PROFISSIONAIS
Este cenário tão conectado com o mundo VUCA – volátil, incerto, completo e ambíguo – direciona os empregadores a viver um verdadeiro ‘leilão’ de profissionais de tecnologia, onde as empresas disputam agressivamente por profissionais qualificados.
Por outro lado, devido ao nível de assédio que estes profissionais vivenciam diariamente em suas redes sociais profissionais, a sensibilidade salarial e a propensão a relacionamentos transacionais são desafios adicionais, fazendo com que empresas tomem decisões apressadas e caras, pressionadas pelo momento atual da empresa e os SLA de fechamento da vaga enorme.
Essa pressão pode comprometer a qualidade da seleção e a satisfação a longo prazo, bem como influenciar na lealdade e a permanência dos profissionais na empresa, gerando um prejuízo calculado que impacta diretamente na construção de equipes consistentes e engajadas, e resultados exceda expectativas.
TENHA O MELHOR PROFISSIONAL NO SEU TIME DE TI SEM DOR DE CABEÇA!
É neste cenário tão complexo que nasce o serviço de BodyShop.
Um serviço de alocação de profissionais que supera os desafios do recrutamento e oferece inumeras vantagens estratégicas.
Ao escolher o BodyShop, as empresas ganham a flexibilidade de preencher lacunas tecnológicas de maneira ágil e eficiente, sem comprometer a qualidade da seleção. A especialização e dedicação dos profissionais fornecidos pelo BodyShop também mitigam os desafios relacionados à sensibilidade salarial, estabelecendo relações mais sólidas e duradouras.
FUJA DO CENÁRIO ONDE EXISTE DISPUTA POR TALENTOS
Com o BodyShop da inventCloud sua empresa pode se concentrar na operação com uma estratégia inteligente para enfrentar os desafios do recrutamento em TI.